EBOOK GRÁTIS
PROGRAMA DE INCLUSÃO NA RECICLAGEM
PROGRAMA TODOS SOMOS PORTO ALEGRE 

Preencha os dados no formulário e receba gratuitamente nosso eBook (versão digital) sobre as políticas públicas  de inclusão na reciclagem.

Projetos de sustentabilidade de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Sistemas de coleta seletiva, centros de triagem, beneficiamento e destinação de resíduos.

Mãos Verdes - Contatos
MÃOS VERDES

 

Rua dos Andradas, 932/901

Porto Alegre / RS - Centro

51 3026.2260 51 3228.9005

contato@maosverdes.com.br

Acompanhe mais notícias

pelo Facebook.

  • Wix Facebook page

Carta Consulta para a implementação de Coleta Seletiva - Salvador (BA)

Para implementação do sistema de Coleta Seletiva na cidade de Salvador, a Cooperativa Mãos Verdes identificou os interesses de todos os envolvidos no tema - catadores, poder público e possíveis parceiros - e, em conjunto com estes representantes, elaborou uma Carta Consulta encaminhada ao BNDES. A carta consolida um novo Programa Municipal e apresenta as estratégias para implementação da coleta seletiva na cidade, bem como de inclusão dos catadores nesse sistema, o orçamento necessário para execução do projeto e cronograma para sua implantação.​

As estratégias apresentadas na Carta consulta preveem, entre construção e reformas de unidades para triagem de materiais recicláveis, onze obras de grande porte e a inclusão de mais de 800 catadores que trabalham de maneira autônoma nas ruas da cidade. Com a implantação da coleta seletiva, nos primeiros dois anos de projeto, 61 mil domicílios serão atendidos e cerca de 180 mil cidadãos devem ser impactados pelas campanhas de educação ambiental.

Este processo foi bem sucedido devido a metodologia aplicada pela equipe da Mãos Verdes, que acredita na construção conjunta deste tipo de projeto com todos os representantes envolvidos. Repetindo a mesma iniciativa inovadora e proativa que foi realizada em Porto Alegre, a Braskem foi a empresa que estabeleceu uma parceria neste projeto e financiou as etapas já realizadas.

 

Além dos requisitos técnicos necessário para implementar a coleta e a destinação dos resíduos recicláveis, foi possível estabelecer um diálogo com o BNDES para apresentar esse programa e solicitar o apoio financeiro para execução da estratégia como um todo.

 

A Mãos Verdes concluiu a primeira e a segunda etapa do processo: concertar os interesses dos atores envolvidos e elaborar a carta consulta para estabelecer a negociação com o BNDES. As tratativas do apoio financeiro estão em andamento, caso haja parecer positivo do Banco, seguirão a terceira etapa – que consiste no detalhamento operacional e de gerenciamento do programa – e a quarta e última etapa com a execução do mesmo.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload